Programadores Irma, uni-vos

Embora minha carreira profissional tenha me trazido para o mundo de administração de servidores, iniciei na informática como programador e me graduei como Analista de Sistemas. Esta formação tem me auxiliado bastante em diferentes necessidades e desafios que tenho encontrado no meu dia a dia.

A integração de diferentes tecnologias é o tipo de oportunidade que costuma me motivar bastante. Por isto não perdi a chance que encontrei em um cliente. Misturando Java, Oracle e a programação de script do Irma, obtive um resultado bastante interessante, que descrevo a seguir.

Para quem não conhece, Irma é um emulador telnet para terminais 3270 (normalmente utilizados para conexão com mainframes da IBM). Embora desenvolvido pela empresa Digital Communications Associates, fiz uso da versão customizada pelo Serpro,

Explorando o emulador, percebi que o mesmo possuia opções bastante interessantes para automatização de tarefas. Indo mais a fundo, descobri diferentes exemplos de scripts para tais automatizações em seu diretório de instalação.

Comecei então a vasculhar a internet em busca de mais exemplos. Especialmente na área em que eu precisava. Infelizmente não encontrei nada que me auxiliasse. Com exemplos existentes e na base da tentativa/erro, comecei a criar meus próprios scripts.

Passada a fase de teste, chegou a hora de optar por uma linguagem de programação que me permitisse a leitura e atualização de meu banco de dados, bem como a execução dos scripts (que deveriam ser gerados de forma dinâmica). Optei por Java, embora possa ser escrito em diferentes linguagens.

Além de minhas necessidades iniciais (geração e execução dinâmica dos scripts do Irma), hoje minha solução conta com uma interface de gráfica (para facilitar a vida do usuário final) e uma agenda para programação dos eventos. Ficou bacana!

Como trata-se de uma solução desenvolvida especificamente para um cliente, infelizmente não posso disponibilizar o código fonte da mesma. No entanto, como não encontrei na internet documentação sobre o tipo de desenvolvimento que fiz, coloco-me à disposição de eventuais “malucos” (como eu!) que necessitem deste tipo de solução. Basta me contatarem.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: