Super poderes, ativar!

Para quem está acostumado a trabalhar em ambientes *nix já deve saber dos riscos de má utilização do super usuário (root). As vezes o mau uso não é proposital, pode ser acidental. Mas os estragos irão gerar transtornos de qualquer forma!

Por estes motivos é que o uso do root deve ser evitado, sua senha deve ser distribuída apenas para um mínimo de administradores e sua utilização deve ser o mais restrita possível.

Veja um exemplo prático do mau uso (não foi proposital!): este final de semana eu e um amigo estávamos fazendo a migração de um servidor de banco de dados Oracle e reparei que a data do sistema estava errada. Fui então ajustar a data e, por engano, coloquei a hora no lugar do ano. Ficou definida a data do sistema com o ano de 1735! Logo percebi o erro e já fiz o ajuste para a data correta. Mas aí veio a surpresa: enquanto fazíamos os ajustes finais, reparamos que o banco Oracle não estava mais no ar. Estranhamos e fomos ver o que havia acontecido. E o log do Oracle foi bem claro: não conseguiu lidar com a data e “derrubou” a instância!

Confesso que foi surpresa pra mim e jamais poderia esperar algo do gênero! Sem entrar em militâncias se o banco deveria ou não suportar a data, a lição que fica é a seguinte: façam bom uso de seus super poderes!

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: