Oracle XE em Windows Server 2008

Fazem alguns dias, um cliente pediu-me auxílio na configuração de um Oracle XE em um Windows Server 2008. Em geral as instalações de produtos Oracle são tranquilas, desde que se respeitem os procedimentos e os requisitos.

Os requisitos para instalação do Oracle XE são mínimos, ainda mais para o SO em questão. No entanto, esta instalação tirou-me mais tempo do que eu esperava.

Primeiramente, tentei resolver a instalação feita. Posteriormente descobri que a instalação não foi feita da maneira mais adequada. Assim, minhas tentativas de ajustes seriam (foram) infrutíferas.

Parti então para a reinstalação do produto. Neste momento pude descobrir o real motivo do problema. Embora o instalador não gere nenhum erro, a instalação não é concluída com sucesso. O instalador chega ao final do procedimento, embora perca pouquíssimo tempo na etapa de “Configuração do banco de dados”. Ao procurar pelos arquivos de dados, ou mesmo de configuração, do banco, é que ser percebe que há algo errado, pois a maior parte das pastas está vazia.

Parto então para o “pai Google” em busca de respostas. Muitas citações de problemas parecidos, mas poucas soluções. Enfim encontro o fórum salvador.

Vejam que ironia, a discussão que levou-me a solução foi iniciada em 22/07/2008. Mas somente ontem (isto mesmo, ontem!!!), dia 19/01/2011, uma alma caridosa apresenta a solução definitiva: definir a compatibilidade do instalador do Oracle XE como Windows 2003 SP1. Simples e funcional. Maravilha!

Está certo, alguém pode dizer que o Oracle XE não é homologado para Windows Server 2008. Também não é homologado para Slackware e tenho clientes rodando nesta versão de Linux sem problema algum! Ainda assim, jamais imaginaria que haveria problemas de compatibilidade entre versões de Windows.

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: