Facilidades proporcionadas pelas ferramentas certas

Eu sempre fui um pouco avesso a ferramentas que facilitam demais nossas atividades. Não, não sou masoquista! Apenas não quero ficar dependente demais de uma ferramenta para executar meu trabalho. Sempre fui adepto do uso de ferramentas básicas para realização de minhas atividades.

No caso de Oracle, penso que devo conseguir realizar a maior parte de minhas tarefas apenas com o SQL*Plus. Pois caso chegue em algum cliente onde não exista a ferramenta que eu necessito, isto não deveria ser um empecilho!

O leitor poderia me dizer: mas a facilidade de aquisição e uso de notebooks e netbooks dos últimos tempos mudaram muito este cenário. Sim, concordo com isto! Ainda assim sou um pouco tradicionalista.

Recentemente foi-me solicitado gerar a exportação de alguns dados de um banco Oracle em formato de planilhas (Excel). Pensei logo na solução: gero os dados através de um select com campos delimitados, criando um arquivo e depois importo no editor de planilhas. Tranquilo!

Aí me surgiu outra ideia: será que o Oracle SQL Developer não possui algum facilitador neste sentido? Fui então explorar um pouco mais da ferramenta que tenho usado esporadicamente.

Surpreendi-me com a facilidade e rapidez para geração dos dados no formato que eu precisava. Eu já esperava ter algo neste sentido. Mas minha surpresa foi com a rapidez em que executei minhas atividades. Realmente poupou-me bastante tempo!

Embora pesada (é Java!), a ferramenta facilita bastante atividades diversas. E, depois de carregada, roda bem no meu notebook! Ah, é gratuita, embora não seja de código aberto! :s

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: