Note novo, Slack novo, problemas novos! (parte 1)

Nos primeiros dias de outubro eu comprei um notebook novo, já que meu antigo Acer começou a apresentar problemas com a sua BGA. 😦

Fiz uma opção por custo e acabei ficando com um Samsung (305E4A-BD1 AMD Quad-Core 4GB 500GB 14). Futuramente farei um post apresentando minhas impressões sobre o note, mas meu Acer está em vantagem e meu netbook Lenovo nem se fala! Mas isto fica para um próximo momento…

Também preciso correr em busca de meu reembolso de um SO que não faço uso!

Além de uma mudança de hardware, também mudei a versão do meu Slackware de guerra. Instalei Slackware 14.0 lançado a poucos dias antes de eu comprar esta máquina (a data de lançamento foi 28/09/2012).

Ainda estou enfrentando alguns problemas. Não pude detectar ainda se são oriundos do sistema operacional ou do hardware.

O excesso de serviço tira o tempo da diversão!

Dentre os problemas que estava enfrentando, um era o uso do XMMS (sem falar de todo som executado via navegadores – Youtube ou qualquer outro tipo). Conseguia escutar minha rádio perfeitamente via Xine. Mas quando a programação me obrigava a recorrer à minha coleção pessoal de músicas, não estava conseguindo. Toda vez que tentava executar  o XMMS eu encontrava o seguinte problema:

figura

Eu não conseguia entender o que estava causando tal problema, já que conseguia ouvir rádio via Xine. Procurei por eventuais problemas com o Samsung, por problemas com o Slack 14, mas nada de encontrar uma pista do que pudesse causar tal problema. Conseguia perceber que não seria um problema de hardware ou drive, já que em pelo menos um aplicativo eu tinha som! Imaginava que meu problema estava com o ALSA, mas não sabia exatamente o motivo.

Então resolvi modificar meus termos de busca…

O grande sucesso na resolução de problemas é saber o que procurar!

E não é que assim encontrei a causa de meu problema! Resolvi procurar pelo dispositivo que o alsamixer me mostrava (no meu caso “ati r6xx hdmi alsa”) e voilá, eis minha solução aqui [1].

Basicamente meu problema estava no fato de existirem 2 placas de som (ainda não entendi o motivo!) detectadas pelo ALSA. E a configuração do ALSA definir o dispositivo errado. Assim, foi só substituir 0 (zero) por 1 (um) nas 2 linhas a seguir, do arquivo /etc/share/alsa/alsa.conf e tudo passou a funcionar!

defaults.ctl.card 0
defaults.pcm.card 0

Espero que a dica ajude mais alguém antes do fim do mundo! :p

Referência:

[1] https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=127385

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: