Samsung ML-2165W, uma impressora quase totalmente compatível com Linux!

Já fazia algum tempo que eu cogitava comprar uma impressora laser. No entanto, procurava por uma alternativa de baixo custo e com uma interface de rede. Como minha necessidade de impressão é baixa, acabei sempre adiando a compra. Com a aproximação do prazo para minha empresa passar a emitir nota fiscal eletrônica, convenci-me que era o momento de comprar definitivamente a impressora.

Dentre as opções que encontrei, dentro das necessidades que eu buscava (baixo volume de impressão, custo e rede), achei uma Samsung Laser modelo ML-2165W. Mesmo depois de uma experiência “bem mais ou menos” (como diria um amigo meu) com um notebook Samsung, resolvi dar uma segunda chance à marca.

Para uso doméstico eu tenho uma impressora HP jato de tinta wireless que comprei motivado pelo ótimo descritivo que o Augusto Campos publicou em seu blog Efetividade.net (confira aqui). Assim como descrito pelo Augusto, a configuração da HP foi bastante tranquila e rápida. E o uso da wireless facilita muito a impressão no meu dia a dia. Tanto pra mim, como para minha esposa.

Na última sexta-feira chegou minha impressora laser. A partir do sucesso de minha experiência anterior, pensei que em poucos instantes imprimiria na minha nova aquisição. Doce engano! 😦

Primeiro ponto negativo da impressora: ela não possui um painel de controle, que me permitiria configurar de forma rápida a impressora. Acabei (ou tentei) me conformando, já que minha opção foi custo! A impressora possui um botão WPS (Wi-Fi Protected Setup) mas meu roteador não!

Mas depois de possíveis vulnerabilidades que li sobre a tecnologia (novidade pra mim, não conhecia!), nem sei se usaria. Sim, quem trabalha com segurança é meio paranoico! E eu sou, as vezes!

Como configurar então a impressora? Eu já tinha arrumado um lugar pra ela, num canto estratégico, sem computadores por perto! Primeiro me convenci que não conseguiria fazê-lo sem conectá-la via USB em algum computador! E, conforme o manual da impressora, precisaria instalar o software da impressora, que executa somente em Windows ou Macintosh. Segunda decepção com a impressora: preciso de um sistema operacional proprietário para configurá-la!

Mas tem um ponto positivo também! Ao contrário da HP, a Samsung manda junto com a impressora um cabo USB!

Aliás, nunca entendi esta política de contenção de gastos da HP! Diminuo gastos com um cabo USB, mas deixo meu cliente indignado que não pode ligar a impressora (principalmente em modelos que funcionam exclusivamente via USB!).

Bom, depois de me lembrar e tentar me convencer que parte destes problemas era decorrentes da minha escolha (escolhi baixo custo!), resolvi então configurar a impressora via um sistema operacional proprietário. 😦

Novamente a impressora não atendeu minhas expectativas. Ao fazer a configuração wireless da impressora, ela não “enxergou” minha rede sem fio. Procurei na internet e descobri diversos relatos de pessoas com o mesmo problema. Infelizmente não encontrei nenhuma solução. Na página de suporte da Samsung no Brasil, duas perguntas com o mesmo problema. Primeira resposta foi para olhar o manual (onde não tem nada disto relatado!) a segunda resposta pede para testar em outra rede (só tenho um AP, como vou testar noutra?). Simplesmente decepcionante o nível de suporte da Samsung Brasil!!!

Neste momento meu nível de satisfação com o produto adquirido era zero (desde que a escala não incluísse números negativos!). Não conseguia configurar a wireless, mesmo usando as ferramentas que o manual e o fabricante me indicavam! Estava terminando minha sexta-feira e eu ainda não tinha conseguido sequer configurar a impressora (minha expectativa inicial era que no máximo em 1 hora imprimiria!). Uma tarde perdida e o nível de controle da irritação no limite máximo!

Na sexta a noite e no sábado pela manhã ainda pesquisei pelo problema (o fato de não detectar minha rede wireless) e não encontrei nenhuma solução definitiva. Muitos apontando o problema e nenhuma resposta afirmativa de solução. No entanto, em um dos tantos fóruns pelos quais passei, encontrei uma luz na escuridão… Um dos participantes fala sobre a mudança de canal do AP (access point), mas o autor do tópico não respondeu se funcionou ou não. Como meu AP estava configurado no canal 12 e percebi que as informações da impressora estavam apontando o canal 11, resolvi tentar…

Na segunda-feira fiz o teste. Mudei meu AP para o canal 9 e… voilá!!! A impressora passou a “ver” minha rede wireless!

Alô suporte da Samsung Brasil, eis a solução para vocês! 😉

Um dos problemas estava resolvido! E rapidamente (depois de bastante pesquisa!). Daí chegamos ao segundo problema: embora a impressora estivesse configurada com DHCP, ela não obteve o endereço da rede. Ficou com o endereço do computador que eu usava para configurar a impressora! Embora não fosse a solução que eu buscasse, acabei por fixar o IP da impressora (o que eu já tinha feito no servidor DHCP!). Este problema e solução eu também encontrei em um dos tantos lugares que passei durante minha pesquisa.

Impressora configurada, passei-a para o local definitivo. Sem cabo USB, tudo via wireless. Teste no sistema proprietário, tudo funcional! Perfeito! Parecia que tudo estava finalizado. Agora era só configurar a impressora no Linux e testar a impressão. Com a HP foi fácil e funcional assim! Mas com esta Samsung a história foi outra…

Para iniciar, fui ao CUPS que enxergou o dispositivo na rede, configurou corretamente… Mas na hora de escolher o driver a opção mais próxima do modelo da impressora era o “Samsung ML-2152W – CUPS+Gutenprint v5.2.9”. Tudo configurado, mas nada de impressão via Linux!

Baixei então os drivers “oficiais” da página da Samsung (UnifiedLinuxDriver_1.0.1.tar.gz). Entre a lista de opções, nenhuma era exatamente o modelo desta impressora. Testei então o ML-2160.ppd. Ainda sem impressão! 😦

Resolvi apelar então para uma solução que uso com impressoras laser a muito tempo e muitas vezes resolveram meus problemas: na falta do driver específico da impressora, apele para o mais simples! E dentre os modelos que tenho usado com sucesso, procuro sempre os da HP LaserJet 4 (ou qualquer próximo dele!). Escolhi então o modelo “HP LaserJet 4v pcl3, hpcups 3.12.9” e… voilá! Finalmente meus problemas se resolviam. Já era final de tarde da segunda-feira, mas finalmente eu estava conseguindo imprimir de meu Linux via wireless! 😀

Depois disto ainda testei um driver genérico (“Generic PCL Laser Printer”), mas não obtive sucesso. Dentre os genéricos, ainda testei algum com PCL 4, mas sem sucesso! Quase vencido pelo cansaço, resolvi deixar o driver que funcionou, mesmo que, pra mim, não fosse a melhor solução.

Conclusões
  • esta não é uma impressora para ser configurada sem um sistema operacional proprietário! se puder, opte por um modelo com painel de configuração (talvez funcione melhor!)
  • se ela não detectar sua rede wireless, mude o canal do seu AP
  • se tiveres problemas com DHCP, fixe o IP na impressora
  • não sei se é exclusividade da minha distro ou versão de CUPS, mas talvez tenhas que utilizar um driver “alternativo” para imprimir via Linux!

Espero que este meu relato ajude a minimizar o tempo de configuração de outros proprietários desta impressora.

Tirando a questão da configuração, espero que o investimento gere retorno a partir de agora: ainda não posso opinar sobre qualidade de impressão, comportamento de impressora (enrolar papel, fixação de toner, etc) e, por fim, espero não ter surpresas quando precisar trocar o toner!

Anúncios

16 comments so far

  1. Luciano Nakano on

    Perfeita descrição a respeito da impressora, muito bem detalhado e super funcional…

    • Daniel Bauermann on

      Obrigado Luciano! Espero que tenha sido útil pra ti!

  2. Edmar Moreira on

    Excelente a publicação.

    Parabéns pela sua contribuição.

    Estou pensando em adquirir uma impressora dessa, mas estou analisando também a hp 1102w.

    Você já tem como dizer sobre aquelas qualidades que citou no final do seu artigo, sobre a sua samsung?

    Obrigado.

    • Daniel Bauermann on

      Olá Edmar!

      Que bom que foi útil para você.

      De maneira geral, não tenho queixas da impressora. Raras as vezes o papel enrolou (mas porque descuidei da entrada do papel – deixei ele muito solto). O toner nunca soltou ou foi mal impresso até o momento.

      Mas ainda não precisei trocar o toner! Este é um detalhe que espero não ser decepcionante!

      Só tenho um pequeno problema com impressões, mas provavelmente está no “driver” que utilizei. Ainda não tirei tempo para testar com outro…

      De maneira geral, continuo satisfeito com a aquisição.

      • Edmar on

        Obrigado pela resposta, Daniel.

        Vou fazer umas pesquisas e escolher uma impressora. Confesso que estou inclinado a comprar essa samsung.

        Posteriormente, público minha experiência.

        Grande abraço.

  3. marcio on

    não tive problemas na instalação via wifi o problema foi com o meu iphone5, ao contrario da hp 1102w o airprint não consegue localizar essa maldita Samsung ml-2165w já a hp foi só atualizar o firmware

  4. Robson on

    Boa tarde, recentemente adquiri uma impressora dessa e gostaria de saber se com você foi igual, imprimi umas 20 folhas e o nível de já está dizendo que preciso trocar o toner, isso aconteceu com você?

  5. Ynti on

    Oi. Gostaria de saber qual a experiência com o Toner, tem recarga? Encontrei toners no mercado livre por preços de 90 reais com frete. Confere?

    • Daniel Bauermann on

      Olá amigo!

      Então, vamos por partes…

      Até o momento só comprei toners originais. Liguei para um pessoal na minha cidade e, para usar compatíveis (segundo eles), preciso fazer uma “liberação” da impressora. Teria um custo inicial para isto e depois poderia usar livremente. Não cheguei a fazer.

      Estou no meu 3º toner. O da impressora durou pouco. O primeiro que comprei, não tive problemas. Agora o seguinte, está me gerando transtornos. Estou desconfiado do toner. Mas poderia ser a impressora. Estou aguardando o toner acabar para me certificar que é o toner!

      O que está acontecendo é que imprimo algumas páginas e a impressora entra em modo de erro, acusando não ter toner. Daí paro a impressão, “deixo esfriar”, recoloco o toner VÁRIAS vezes e sigo imprimindo mais algumas páginas! 😦

      Até faria um adendo neste meu artigo… mas estou aguardando a troca de toner para tentar identificar o erro!

  6. Rodrigo Marconato on

    Olá amigo,

    Poderia me indicar qual o link para fazer download do drive da HP LaserJet 4v pcl3, hpcups 3.12.9 que é compativel com o linux?

    • Daniel Bauermann on

      Amigo, eu utilizei o próprio drive disponível na instalação do CUPS de meu sistema operacional. Justamente por ser um drive “genérico”, optei por ele e não baixei de nenhum local.

      • Rodrigo Marconato on

        Instalação alternativa no ubuntu via cabo USB:

        Acessar como usuário root

        Adicionar repositório

        Vá até /etc/apt/sources.list, adicione a linha:
        deb http://www.bchemnet.com/suldr/ debian extra

        apt-get update

        apt-get install suld-driver-4.01.17

        Se não reconhecer a impressora, remover e colocar o cabo usb novamente

        FONTE: http://www.bchemnet.com/suldr/

  7. Weber Lincon on

    Olá, bom dia… Eu configurei minha impressora via Windows devido ser software proprietário, meu Roteador tem a função WPS e a impressora também mas não usei. No windows funionou de primeira e no linux também. Eu uso a distribuição Ubuntu 14.10. Os drivers que uso no linux foram o próprio ubuntu que encontrou… Não tenho que reclamar da impressora, estou no meu primeiro cartucho. ( HP sempre partiu para impressoras baratas e cartuchos caros, ) Samsung está fazendo o mesmo. O cartucho para 1000 cópias chega a custar 220 reais, eu peguei 245,00 na impressora.
    Não estou me lamentando peço preço, mas compraria novamente outra impressora desta.. Abraço a todos

  8. valfrido on

    impressora boa para nao se encomodar é HP 1102W é um pouco mais cara que a samsung ml 2165 mas o toner é recaregavel mais barata é a qualidade superior trabalha com o chip zerado ao comtrario da samsung que trava a impressora quando zera o chip.
    sou tecnico em impressora.

    • Daniel Bauermann on

      Com certeza a HP tem seus méritos no quesito de impressão. Mas a diversidade sempre faz bem! Imagina o que seria deste mundão se usássemos apenas um único sistema operacional! 😉

  9. Amanda Cabral on

    Obrigada, resolveu meu problema a troca do canal do AP.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: