Console texto, você sabe o que é isto?

Se respondeu sim para a pergunta do título, provavelmente você é da velha guarda. Pode ser que recebeu uma dica ou é um usuário aplicado, buscando conhecer todos os recursos do seus sistema operacional.

Quando li a dica do Yanko Costa publicada no Dicas-L, falando sobre como as pessoas não conheciam mais recursos simples, como o console texto, achei que fosse exagero! Como faço parte da velha guarda, para mim era trivial o uso de consoles texto.

A propósito, tive meus primeiros contatos com Unix (SCO-Unix e HP-UX) conhecendo somente estes ambientes! Só posteriormente é que fui conhecer ambientes gráficos. E eles eram chamados a partir de uma console, como o famoso “startx”! 😉

Mas esta semana descobri que o Yanko não estava exagerando. Estava ministrando minha aula de administração de servidores (em Linux – que foi instalado sem ambientes gráficos!) na faculdade quando um aluno me disse “vou esperar terminar este comando para fazer isto”. Daí me dei conta! Poxa, ele não sabe que pode usar um “Alt + F2”! Parei a aula, perguntei se alguém conhecia o recurso. Embora a turma seja pequena e poucos usuários de Linux, nenhum dos alunos conhecia esta possibilidade! 😮 Então aproveitei para ensinar a “novidade” e também como usá-lo a partir do ambiente gráfico.

Se você ainda não conhece, veja mais detalhes no link da dica acima!

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: