9 anos de idade e 10 dias de uso de Xubuntu

Hoje fazem 10 dias que reinstalei o notebook que meu filho “herdou”. Optei por instalar o Xubuntu. Achei que precisaria intervir mais, adicionando pacotes ou auxiliando no uso, mas, até o momento, foram 10 dias de tranquilidade!

Quando minha esposa comprou um note novo para ela, o meu filho acabou “herdando” sua antiga máquina de trabalho. Embora filho de pais envolvidos com informática, ele nunca foi muito sedento pelo uso de computadores. Minha opção pessoal é não estimular demais, pois acredito que tudo tem seu momento. Até cheguei a preparar uma máquina com o Pandorga GNU/Linux, do meu amigo Rainer, mas o entusiasmo do meu filho durou pouco. Talvez pelo fato de “disputarmos” o conjunto teclado+mouse+video, pois eu usava, na época, um server switch para alternar entre minhas CPU!

Durante algum tempo ele usou o computador “herdado” com o Windows XP que já estava instalado na máquina. Também foi mantido para o caso de ser necessário buscar algum arquivo não migrado para o novo computador da esposa! Mas neste mês o SO começou a apresentar comportamentos estranhos. Sem falar que estava carregado de softwares não utilizados pelo meu filho! Então achei que era o momento de migrar o SO da máquina.

A muito tempo que eu gostaria de fazer um “teste de impacto” de um usuário “sem vícios”. Embora usuário de sistemas operacionais proprietários na escola, a necessidade do meu filho é bastante básica: um navegador! Ele faz uso de jogos online e assiste videos no Youtube! Pensei “isto é fácil de implementar em Linux!”.

Optei pelo Xubuntu por preferir a interface do XFCE ao Unity. Fiz a instalação do SO, atualizei os pacotes, configurei a wireless para conectar-se automaticamente, deixei o atalho do Firefox (que ele já utilizava!) na área de trabalho e, por último, instalei o Adobe Flash. Testei alguns sites que ele normalmente usa e o sistema de som. Depois foi só liberar o note para o piá!

Poderia ter instalado o Gnash, mas meu objetivo era dar o máximo de compatibilidade para ele e diminuir minhas intervenções, para não frustrá-lo! Assim, fiquei com o Flash tradicional.

No outro dia pela manhã deixei a máquina com ele. Mostrei como desligá-la (afinal o menu é levemente diferente) e onde estava o atalho do navegador (ele identificou fácil!). Depois fiquei aguardando qualquer pedido de “mas não tem isto, não tem aquilo…”. Mas até agora NADA!!! 😀

Sei que as necessidades dele podem mudar futuramente, mas, por enquanto, ele está usando o SO sem traumas ou dificuldades, atendendo a todos os requisitos dele, aos nove anos de idade!

O próximo passo é instalar o Wine para rodar um jogo do livro de inglês que ele usa na escola. Mas isto fica para uma próxima publicação, se for o caso!

Deixem-me saber de suas experiências similares!

Anúncios

2 comments so far

  1. Gustavo on

    Olá amigo, descobri por acaso o seu artigo ao pesquisar sobre o Xubuntu. Gostei muito do relato sobre a experiência do seu filho com Linux e resolvi escrever esse comentário.
    Pois bem, assim como ele, sou um total neófito nesse OS, no entanto, não tive a mesma sorte com as primeiras impressões ao usar o Xubuntu 13.4 instalado num netbook Asus EeePC 1201HA: o som é reproduzido com falhas e chiados. Acredito que se trata de configurações de placa de som já que no W7 starter o audio estava Ok e que o Xubuntu é conhecido por ser uma distribuição adaptada para netbooks.
    Mas tenho dificuldades em encontrar o passo a passo de como solucionar esse problema.
    Será que você poderia dar uma pista? Será que existe um programa “milagroso” que, ao ser instalado, resolveria essa bronca?
    Tirando esse problema do áudio, o Xubuntu parece ok e fácil de usar.
    Agradeceria muito se pudesse ajudar esse, quem sabe, futuro usuário/defensor de Linux.
    Agradeço desde já.

    • Daniel Bauermann on

      Amigo, que bom que gostastes do artigo.

      Entrarei em contato através de teu e-mail e podemos trocar uma ideia.

      Abraços, Daniel.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: