[Resolvido!] HAVP – Could not fork daemon

Esta semana eu estava implementando uma necessidade nova, solicitada por um cliente e precisei reproduzir o ambiente dele em uma máquina virtual para testes. Assim, instalei um Slackware mínimo, Clamav, HAVP e um Squid para criar um servidor proxy com análise de vírus do conteúdo.

Não entrarei em detalhes sobre esta configuração pois existem diversos tutoriais a respeito. O próprio HAVP oferece uma documentação detalhada sobre o assunto.

No entanto, ao tentar iniciar o serviço do HAVP, eu me deparava com o seguinte erro:

Starting HAVP Version: 0.92
Could not fork daemon
Exiting..

Infelizmente eu não encontrava detalhes suficientes para decifrar o mistério. Todos os fóruns e soluções que encontrei apontavam para o caminho de conflito de portas, o que não era o meu caso.

Em geral, eu não uso o Clamav como daemon, mas resolvi iniciá-lo neste formato para traçar um caminho diferente. Eis então que a “luz se fez”!!! Através do log do Clamav encontrei uma esperança na seguinte mensagem:

ERROR: daemonize() failed: Cannot allocate memory

Como eu tinha montado uma máquina virtual modesta, afinal era apenas para um teste local, aloquei apenas 512 MB de RAM. Infelizmente, como vim a descobrir, não era o suficiente para minhas necessidades.

Desliguei a máquina, reservei 1 GB de RAM, inicializei novamente o servidor virtual e voilà, o HAVP inicializou sem problemas!

Espero que este pequeno relato auxilie mais alguém, pois acabei dispendendo várias horas até encontrar esta solução!

No comments yet

Deixe um comentário